Cidadão Sustentável
Uma Ação e dois Amigos
home saiba participe
Ministeriodomeioambiente
Radiousp
Apoia o Cidadão Sustentável
Ouça o Cidadão Sustentável na Rádio USP

Invista alguns minutos para conhecer o movimento, vale a pena!

  1. O Cidadão Sustentável
  2. Aquecimento Global
  3. Ações Sustentáveis
  4. Divirta-se com sua Árvore Sustentável
  5. Equipe
  6. Veja quem está conosco
  7. Veja as mensagens que recebemos dos Cidadãos Sustentáveis

O Cidadão Sustentável

Queremos deixar para nossos filhos um mundo melhor, onde possam viver suas vidas com saúde e alegria. Mas, para que isso aconteça, precisaremos mudar nosso modo de fazer as coisas. E sabemos o quanto é difícil mudar hábitos. O Cidadão Sustentável veio ajudá-lo a fazer uma importante opção pela vida.
Selecionamos algumas ações especialmente para o cidadão comum, já atarefado, mas que quer contribuir para um mundo melhor. São as Ações Sustentáveis. Elas são de fácil execução e não requerem grande investimento financeiro. Podem ser adotadas por qualquer um que tenha vontade de contribuir.
Adote uma Ação Sustentável e você estará dando um passo muito importante, estará se tornando um Cidadão Sustentável.
Mas uma andorinha não faz verão. Pedimos que você vá um passo além e convide seus amigos para participar deste saudável movimento. Estes amigos também vestirão a camisa do Cidadão Sustentável, escolhendo uma Ação Sustentável e indicando por sua vez mais amigos...
Dessa forma o movimento crescerá através de amigos indicando amigos e em pouco tempo atingiremos nosso objetivo:

1 milhão de Cidadãos Sustentáveis!

Ao atingirmos essa desafiadora marca, estaremos reduzindo a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global, em 10 milhões de quilos mês. O que é uma imensa contribuição! Com a sua participação, e de seus amigos, conseguiremos!
Nesse momento faremos uma grande comemoração e daremos por findo o movimento.
Ou seja, o nosso movimento não é eterno. Tem um objetivo muito claro. E quando alcançado se dará por encerrado. Claro que outras iniciativas poderão nascer ... mas isso já é outra história. Participe!

Aquecimento Global

A comunidade científica já chegou a um consenso: a Terra está mesmo aquecendo! Sabe-se também que o aumento de poucos graus na temperatura da Terra seria suficiente para causar estragos tais como enchentes, secas, furacões e etc.
O ser humano, nós, somos os principais causadores deste aquecimento e isso se deve em grande medida pela enormidade de gás carbônico que lançamos para a atmosfera todos os dias.
Nosso objetivo é evitar o aquecimento global através da prática de ações simples e cotidianas.
Adotando Ações Sustentáveis vamos reduzir o volume de gás que emitimos todos os dias, vamos evitar o aquecimento da Terra. Participe!

Ações Sustentáveis

Não são só os carros que emitem gases para a atmosfera. Quando ligamos um aparelho na tomada estamos emitindo gases também! É isso mesmo, para gerar eletricidade, em muitos casos, usa-se a queima de carvão, que emite gases!
Selecionamos algumas ações que qualquer cidadão poderá fazer.
Escolha uma delas e dê uma contribuição importante para o futuro de nosso planeta:
  1. Tirar os aparelhos da tomada
  2. Calibrar o pneu do carro todo mês
  3. Reciclar seu lixo
  4. Plantar uma árvore (por ano)
  5. Comprar produtos com menos embalagens
  6. Verificar o filtro de ar do carro

Cada uma destas ações evita que 10 quilos de gás carbônico (em média) sejam jogados no nosso ar todo mês. Isso mesmo, 10 quilos a menos de lixo no ar. Pode parecer pouco, mas quando esse número é multiplicado por 1 milhão de pessoas, evitaremos que 10 milhões de quilos poluam nossa atmosfera. Isso faz a diferença! Participe!

Divirta-se com sua Árvore Sustentável

Ao participar do Movimento Cidadão Sustentável você irá se divertir muito.Terá sua própria Árvore Sustentável e poderá acompanhar com entusiasmo o crescimento dela. Os amigos que você convidou para participar do movimento farão parte da sua Árvore Sustentável. Eles, por sua vez, também convidarão outros amigos e assim por diante. Sua Árvore Sustentável irá crescer muito e você poderá acompanhar o crescimento dela aqui!

Equipe

Esse movimento nasceu do empenho desta equipe

Daniel Burd Emilia Marina Jacques Mauricio Fabio Patricia Cristina Augusto

Participe!

Veja quem está conosco!

Carlos Afonso Nobre

Carlos Nobre
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutorado em Meteorologia - Massachussets Institute of Technology (1983). É pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ex-coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) de 1991 a 2003. Ex-coordenador científico do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) durante o período de 1996 a 2002. Atualmente é representante da área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Também é o presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera e desastres naturais e ministra a disciplina Interação Biosfera-Atmosfera no Programa de PG do INPE.

Jorge Marques de Azevedo Filho

Jorge Marques de Azevedo Filho
Engenharia Eletrônica (ITA), Engenheiro Eletricista (EPUSP, 1966), Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas de Potência (EPUSP, 1972), Mestre em Ciências em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ, 2000), Doutor em Engenharia Elétrica (EPUSP, 2006), Pesquisador (PEA/EPUSP, desde 2001) e, atualmente, Professor Convidado do Departamento de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PEA/EPUSP, desde 2003). Atualmente é Consultor do Banco Mundial, BID, PNUD, FUSP, ANEEL, ELETROBRÁS, PETROBRAS, CONCREMAT e outras empresas e organismos nacionais e internacionais. Ex-Assessor Especial do Ministro de Minas e Energia e Ex-Assistente da Presidência da Eletrobrás.

Xico Graziano

Xico Graziano
É Engº Agrônomo (ESALQ/USP, 1974), Mestre em Economia Agrária (USP, 1977) e Doutor em Administração (FGV/SP, 1987). Foi Deputado Federal em duas legislaturas, pelo PSDB: 1999 a 2003 e 2003 a 2007. Atuou como Secretário de Agricultura de São Paulo (1996-98), Presidente do Incra (1995) e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995). Professor da Unesp (1975-91), conferencista e escritor, publicou, entre outras obras, A Questão Agrária e a Ecologia: Crítica da Moderna Agricultura (1982), A Tragédia da Terra: o fracasso da reforma agrária no Brasil (1991), O Real na Estrada (1995), Qual Reforma Agrária? (1996), O Paradoxo Agrário (1999), Juventude Consciente (2002) e O Carma da Terra no Brasil (2004).


A Iniciativa Verde é formada por um grupo de técnicos que trabalha na busca de soluções para tornar as atividades do homem menos agressivas ao meio ambiente. Nossa equipe está engajada em assuntos relativos à mudança climática desde 1992. Trabalhando em estudos e aplicações de pesquisas científicas, desenvolvemos projetos nacionais e internacionais de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), para governos, indústrias e instituições como Banco Mundial, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BIRD) e Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).


fale conosco